Sobre a Casa Luzeiro

O que é Casa Luzeiro? O que é JOCUM?

A Casa Luzeiro é um centro comunitário que atende a comunidade do Cafezal, no complexo da Serra. Somos parte de uma ONG chamada JOCUM (Jovens com uma Missão). 
O centro comunitário depende completamente de doações e não possui qualquer tipo de geração de renda. As pessoas que trabalham na Casa Luzeiro, atendendo a comunidade, são missionários cristãos (evangélicos), interdenominacionais, vindos de todas as partes do Brasil e do mundo.







Um pouco da história

A Casa Luzeiro foi fundada em abril 1992 por um holandês chamado Jan van de Beek. Na época ele trabalhava com outro ministério da JOCUM Belo Horizonte, chamado "Casa Resgate". Esse ministério trabalha com moradores de rua, tirando-os da situação em que vivem, encaminhando para abrigos, clínicas de recuperação e tentando contato com suas famílias.
Jan começou a perceber que a maioria das pessoas que moravam na rua, vinham de favelas. Então, como um bom e prático holandês, pensou: "Porquê não trabalhamos na prevenção? Vamos para as favelas fazer um trabalho preventivo para que essa situação não aconteça mais." Guiado por essa idéia, ele e uma equipe começaram a fazer evangelismos em comunidades carentes e procurar uma casa onde pudessem começar o trabalho.
Ao mesmo tempo, havia um homem construindo uma linda casa para sua esposa, na comunidade do Cafezal, Complexo da Serra (que na época era apenas uma linda montanha com uma bela vista da cidade e não uma favela). Mas com o passar dos anos, a comunidade cresceu ao redor da casa e quando a construção estava finalizada, a esposa não quis morar naquela linda casa. Então esse homem decidiu vender a casa que passou anos construindo. E vender por um preço muito bom! Aconteceu de um dia o Jan encontrar com esse homem e comprar essa linda casa que hoje chamamos de Luzeiro.

E porquê esse nome?  Luzeiro vem do vesículo 15 do capítulo 2 de Filipenses que diz:

"Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como LUZEIROS no mundo."

Desde então, a Casa Luzeiro tem oferecido vários tipos de atividades para a comunidade visando o seu desenvolvimento. Como diz o ditado: "Não queremos dar o peixe, mas ensinar a pescar".