quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lixa para os Dentes

Essa história foi extraída da carta informativa de um casal de missionários da base da JOCUM de BH, Maarten e Michele. O Maarten trabalha na Casa Luzeiro e a Michele, sua esposa, trabalha com a ETED (Escola de Treinamento e Discipulado) e moram aqui na comunidade.


Você já parou na frente do espelho e pensou em mudar algo em você, no seu corpo para melhorar a sua aparên­cia? Quem nunca pensou em algo assim?!
As vezes, temos a tendência de não levar muito a sério o que as crianças falam ou pensam sobre elas mesmas, sobre a aparência, pois são “apenas crianças.”
Mas, assim como nos importamos com a aparência, as crianças também se importam.
Na rua onde moramos temos vários meninos entrando na adolescência, e quase todos os dias encontramos com essa turminha.
Dentre essa turminha tem o “Pedro”, ele tem 11 anos, mora com a mãe, dois irmãos, duas irmãs e o padrasto.
“Pedro” na realidade é mais conhecido como “Dentinho”, é o apelido que ganhou dos “amigos”, devido a um pro-blema nos dentes. O maxilar é bem para fora, ele quase não conseguia permanecer com a boca fechada, e isso não somente o afetava esteticamente, mas, muito emo­cionalmente.
“Pedro” é um dos meninos que mais chama a nossa aten­ção, devido ao seu comportamento. As vezes o seu com­portamento não condiz com a sua idade, parece ter mais do que 11 anos. O cuidado que ele tem com os irmãos mais novos, a educação com a qual conversa e recebe correção. Isso é bom, mas, ao mesmo tempo é preocu­pante, pois ele precisa aproveitar e viver cada fase por vez.

Fomos visitar o “Pedro” e sua família, e nessa visita descobrimos que ele estava tentando corrigir os dentes com uma lixa de unha. Sua mãe nos contou que ele en­trava no banheiro para lixar os dentes.
É até engraçado tentar imaginar essa cena, mas, ao mesmo tempo ficamos tocados com a situação, e pen­samos como poderíamos ajuda-lo com esse “problema”.
Ouvimos um pouco mais sobre ele e sobre a história da sua família, mas, na nossa mente havia ficado a cena que sua mãe nos contou, da “lixa dos dentes”.
Não poderíamos pagar um tratamento para ele, mas, fo­mos embora e pensamos bastante sobre isto, oramos para que Deus nos desse uma luz diante dessa situação.
Decidimos entrar em contato com pessoas que tem fa­miliares, amigos, conhecidos dentistas, para conseguir o tratamento para o “Pedro”.
Finalmente, depois de tantas ligações conseguimos um contato que estava disposto a analisar e a dar o trata­mento para ele.
É interessante como Deus faz as coisas, a dentista que se dispos a pegar o caso do “Pedro” era alguém que nós não tínhamos vínculo algum, nem mesmo a conhe-cíamos.
Esperavamos ter um retorno de pessoas com a qual tí-nhamos algum contato, conhecimento, relacionamento, mas, Deus nos surpreendeu novamente, nos mostrou que as soluções e quem toca nos corações, é ELE.
O “Pedro” ficou MUITO feliz quando recebeu a notícia de que ganhara o tratamento totalmente gratuito.
Foi muito legal ver o cuidado, paciência e carinho com a qual a dentista o tratou e o trata.
E o resultado, o Dentinho verá futuramente, mas, nós já vimos o resultado. Como???
Durante o início do tratamento, o “Pedro” comentou conosco que ele estava muito feliz de ver como Deus foi tão bom com ele. De tocar no coração de alguém para cuidar dos dentes dele, e sem cobrar nada.
Ele ficou muito grato a Deus, e conseguiu ver que Deus se preocupa com ele e com suas emoções.
E nós, ficamos surpresos de ver que um pequeno gesto fez tão grande diferença na vida do “Pedro”.
E agora, ao ser chamado de “Dentinho”, não tem tanto impacto em sua vida o quanto havia antes.

Um comentário:

  1. como ficou os dentes dele depois da diminuição? tem como colocar foto?

    ResponderExcluir